Chapéu Masculino: conheça todos os modelos e dicas para usar!

Você sabia que no começo do século XX o chapéu masculino era basicamente obrigatório para todos os homens? Usar esse acessório era considerado sinônimo de status e estilo. Por isso, era quase impossível ver um homem sem um destes.

Com o tempo, infelizmente, essa moda foi se perdendo, mas está voltando com tudo e promete ser uma das grandes tendências de moda deste ano. Então vamos conhecer um pouco mais sobre os modelos de chapéu masculino?

Pharrel Williams é um dos maiores fãs do  chapéu masculino na atualidade. É muito difícil ver o cantor sem um na cabeça.

Uma das grandes provas de que o chapéu está vindo com tudo é o grande apelo que têm entre os artistas. Nomes como Pharrell Williams e Johnny Depp são vistos frequente com chapéu masculino.

Existe muitos modelos para as quatro estações do ano. Alguns estão em alta, outros estão fora de moda há bom tempo, mas com as dicas que daremos aqui ficará muito mais fácil saber qual é o modelo ideal para o seu estilo!

Coco

Chapéu coco é um dos modelos mais famosos entre os homens e tem um forte apelo artístico.

O chapéu coco é um dos mais famoso. Ele foi imortalizado pelo ator e comediante Charlie Chaplin, mas pode ir esquecendo desta ideia de que ele traz um visual antigo e pesado. Este modelo é recomendável para usar com visuais mais leves e descontraídos.

Com a copa arredondada, sem sulcos e abas pequenas e curvadas, o chapéu coco foi adotado por boa parte da classe artística e está muito ligado ao meio cultural hoje em dia.

Panamá

O chapéu masculino no estilo panamá é uma ótima escolha para usar durante o dia e no verão.

Este é um dos mais famosos modelos de chapéu masculino do mundo. Apesar do nome, não se engane! O chapéu panamá é feito no Equador, mas ganhou este nome quando o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt utilizou em uma visita ao Panamá.

Feito de palhas, este modelo tem aba larga com cone médio. O chapéu panamá, normalmente, tem o lanço em preto ou marrom, mas ganhou muitas outras cores com a modernização. Essa é uma ótima escolha para os dias de verão. Além de ser um chapéu leve e fresco, as abas grandes são boas para se proteger do sol.

Fedora

Chapéu fedora é um modelo mais clássico e elegante. Escolha para outono e inverno.

Outro modelo bem famoso é o chapéu fedora masculino. Ele é um dos mais utilizados pelos homens durante o outono e inverno para se proteger do frio rigoroso.

Originalmente, o chapéu fedora é feito de feltro, mas é possível encontrar em vários materiais diferentes. Ele tem aba média e um cone com tamanho bem próximo ao do panamá.

Trilby

O chapéu masculino trilby fez tanto sucesso que ganhou várias novas adaptações.

O trilby é um dos vários modelos que variam do chapéu fedora masculino. A grande diferença está na aba mais curta. A versão original deste modelo é em tons neutros e fabricada em feltro.

Apesar disso, você já deve ter visto este chapéu masculino em diferentes materiais e nas mais variadas cores. Isso porque o trilby caiu no gosto dos homens jovens e começou a ganhar cada vez mais variações.

Boater

Este modelo de chapéu masculino ficou muito famoso entre a boemia do Rio de Janeiro.

O chapéu boater é bem famoso aqui no Brasil. Ele se popularizou símbolo da boemia do Rio de Janeiro, mas originalmente era usado pelos barqueiros americanos, daí que vem o nome.

Este modelo é feito de palha, assim como o chapéu panamá, mas tem uma estrutura mais forte. Outra diferença está no desenho. O boater tem aba reta, coroa lisa e copa média. Uma boa opção para curtir a noite no verão, ou passeios durante o dia.

Porky Pie

Assim como o chapéu coco, o porky pie tem um forte apelo artístico.

O chapéu porky pie é o clássico dos cantores de jazz dos anos 20. Ele tem uma aba curta, coroa reta e copa baixa. É normalmente feito em tons neutros e ótimo para usar durante o outono e inverno.

Assim como o chapéu coco, o porky pie tem um grande apelo artístico e ajuda na construção de um visual mais culto para um show, teatro e outros eventos culturais.

Homburg

O chapéu homburg foi eternizado no cinema no personagem de Michael Corleone.

Os fãs de cinema com certeza conhecem o modelo de chapéu homburg. Ele foi eternizado na figura de Michael Corleone, no clássico O Poderoso Chefão, considerado o maior filme da história do cinema por Hollywood.

Assim como o porky pie, o chapéu homburg é muito parecido com o fedor, mas tem uma aba curta e levemente levantada.

Cartola

A cartola já foi muito famosa, mas hoje está em desuso.

A cartola já foi muito popular. Ela fazia parte dos trajes de gala e era muito utilizada pelos magnatas britânicos e americanos, mas ainda hoje pode ser vista na cabeça do Slash ou em algum personagem do Jhonny Depp.

Este modelo de chapéu é feito de variados tecidos pretos, com copa alta, aba curta e coroa reta. É um modelo bem clássico.

Chapéu Cowboy

O chapéu cowboy é muito famoso no Brasil pelas festas de rodeio.

O chapéu cowboy é sem dúvida nenhuma um dos mais usados no Brasil, principalmente em Barretos. Por aqui, ele também é conhecido como chapéu country, associado às diversas festas de peão.

Este chapéu masculino é bem característico, com aba grande e quase sempre levantada nas laterais. A copa é alta e tem três vincos, utilizados para segurar na hora de tirar e colocar o chapéu.

[mc4wp_form]

Moda Jovem Masculina

Moda Jovem Masculina é um site administrado pela agência digital Fantasma Redator com a ideia de trazer a moda para o dia a dia dos homens jovens.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *