Como lavar tênis: Tutorial completo pra limpar seu tênis!

Lavar tênis e mantê-los sempre limpo é importante para todos que gostam de se vestir bem e andar sempre na moda. Apesar de visto apenas como algo para pisar em cima por muitos, ele é uma peça extremamente importante no visual. O seu tênis pode complementar ou destruir todo o estilo. O uso rotineiro faz com que eles sujem muito, ganhem manchas, chicletes no solado etc. Com essas dicas para lavar tênis, você pode deixar os seus com aparência de novo por muito mais tempo.

Lavar tênis: veja o tutorial completo para lavar tênis!

Como lavar tênis no método tradicional

O “método tradicional” para lavar tênis é com a velha escovinha e sabão. Apesar de parecer muito complicado para a maioria, ele é um modo bem simples e rápido. Em pouquíssimos passos, você pode lavar o tênis e deixá-lo novo em folho.

Siga estes passos para lavar tênis com água e sabão:

  • Antes de tudo, retire as palmilhas e cadarços. É importante lavá-los separados e, além disso, tirar o cadarço facilita a limpeza do tênis.
  • Com uma escova de lavar roupa, remova toda a sujeira superficial do tênis ainda seco. Isso facilitará na hora de lavar.
  • As pequenas sujeiras da sola podem ser removidas com uma espátula – uma opção menos recomendada é com faquinha – e pinças para tirar todas as sujeiras dos vincos.
  • Encha uma bacia grande com água e misture um pouco de detergente. Misture bem para diluir.
  • Antes de lavar o tênis, deixe-o de molho por cerca de uma hora pra que o detergente comece a amolecer as particulas de sujeira.
  • Depois desse período, esfregue o tênis por fora com uma escovinha. Não é preciso esfregar por dentro. A água e o sabão já fazem maior parte do trabalho interno.
  • O próximo passo de como limpar tênis é enxaguar. Você pode fazer isso com a torneira do tanque ou com uma vasilha com água limpa. Tênis mais sensíveis podem deformar no tanque com água forte. Esfregue as palmilhas também.
  • Enxugue o tênis e palmilhas com uma toalha para remover o excesso de água e depois deixe secar ao sol. Não coloque em secadoras porque o calor pode deformar o texto.

Veja dicas para lavar tênis na máquina.

Como lavar tênis na máquina de lavar

Outra forma prática de lavar tênis é com a máquina de lavar. Ela pode ser muito prática porque basta colocar tudo na máquina e apertar um botão, mas é preciso tomar cuidado. Alguns modelos de tênis não podem ser colocados na máquina.

Lavar tênis na máquina, muitas vezes, tem resultados melhores do que esfregando nas mãos, mas é preciso ter alguns cuidados para não deformar o calçado. A principal dica para evitar isso é lavar tênis com bastante toalhas dentro da máquina. Elas protegerão os tênis de batidas que possam mudar sua forma. Além disso, você também pode usar sacos especiais para lavar peças delicadas.

Não use a opção de água quente para lavar tênis na máquia porque, assim como as secadoras, a caloria pode deformar o tênis. Depois de lavado, deixe-o secando ao sol para não criar fungos.

É preciso tomar muito cuidado para lavar tênis de camurça.

Como lavar tênis de camurça sem manchar

Lavar tênis de camurça pode ser um pouco mais difícil que outros modelos. O principal motivo é que a camurça pode ganhar algumas manchas quando entra em contato com a água. Os produtos com óleos ou hidratantes são as melhores escolhas pra lavar tênis de camurça.

Um destes produtos que pode ser usado é o condicionador de cabelo. Misture uma colher de condicionador com duas de água e passe no tênis com uma flanelinha. Deixe agir por cerca de 10 minutos e depois limpe com um pano umedecido.

As manchas de sujeira podem ser tiradas com uma escova úmida. Você precisa lavar tênis de camurça rapidamente com com a escova e secar muito bem com um secador de cabelo. A principal dica para lavar tênis de camurça com escova é passar no sentido dos pelos para não arranhar o material.

Um copo de água com uma colher de vinagre é uma opção para lavar tênis de camurça quando a mancha está muito forte. Nesse caso, passe a mistura na mancha e remova com um pano umedecido. Quando a mancha for de óleo, você pode limpar com farinha de milho. Esfregue-a em círculos com um paninho e depois remova o excesso com uma escovinha.

Dica para lavar tênis de camurça: Como explicamos antes, lavar tênis de camurça pode ser um pouco perigoso porque ele não pode encharcar. Se isso acontecer, seque o tênis com uma toalha por dentro e por fora. Depois, encha o calçado de papel apertando muito bem. O papel vai puxar a umidade e manter a forma do tênis. Só não use jornal porque pode manchar.

Lavar tênis branco precisa de força.

Como lavar tênis branco

Lavar tênis branco não tem muito segredo, mas pode ser um pouco trabalhoso por exigir um pouco mais de força do que outras cores. Para limpar seus tênis branco, tudo o que você precisa é de água quente com um pouco de detergente.

Amoleça as cerdas da escova na mistura e esfregue em todo o tênis. Para deixar mais fácil de limpar, você pode seguir os passos de como lavar tênis no método tradicional até a parte de deixar de molho. Depois, lave com a água quente com detergente.

Se o tênis estiver muito encardido e com manchas mais fortes, você pode remover com vinagre branco. Coloque um pouco de vinagre na escova esfregue sobre a mancha. Enxagúe com água corrente e deixe secar no sol.

Assim como a camurça, é preciso ter cuidado ao lavar tênis de couro.

Como lavar tênis de couro

Assim como a camurça – que também é uma parte do couro animal -, o couro não pode ser mergulhado na água. Ele resseca quando entra em contato com muita água. Então é preciso tomar cuidado na hora de lavar o tênis de couro.

Apesar disso, pode ser muito simples lavar. A dica mais importante é que você não pode colocar o couro em água corrente ou deixar de molho. Use sempre uma escovinha umedecida em água com um pouco de detergente para lavar tênis de couro.

Depois de esfregar, remova rapidamente o sabão com um pano umedecido. Não se esqueça de tirar o cadarço antes de lavar para facilitar. Lave o cadarço na água separadamente.

Deixe o tênis secar ao sol!

Dicas para lavar tênis:

  • Não se esqueça de lavar as palmilhas. Você pode colocar na máquina de lavar ou esfregar com uma escovinha.
  • O jeito mais fácil de lavar cadarço é na máquina. Você pode colocar dentro de um saco de lavagem ou numa fronha.
  • O chiclete pode ser removido da sola do tênis esfregando um cubo de gelo. Ele vai endurecer e soltar do solado.
  • Para saber se o seu tênis pode ser levado à máquina, leia a etiqueta. Lá estão todas as informações e cuidados com ele.
  • Não leia a etiqueta apenas para saber da máquina de lavar. Você pode descobrir todos os produtos pra limpar seu tênis com a etiqueta.
  • Os tênis de plásticos podem ser limpos apenas com pano umedecido ou com pasta de amendoim, que ajuda a dar brilho.
  • Sempre deixe o tênis secar no sol ou naturalmente.
[mc4wp_form]

Moda Jovem Masculina

Moda Jovem Masculina é um site administrado pela agência digital Fantasma Redator com a ideia de trazer a moda para o dia a dia dos homens jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *