O que é foliculite na barba e como evitar?

Você já ouviu falar em foliculite na barba? Pode ser até que você sofra com isso, mas não sabe o que é foliculite ou quais são os impactos que ela causa em você. De forma bem simples,a foliculite é a inflamação dos folículos pilares, três pequenas bainhas na pele que permitem o crescimento do pelo. Por isso, a foliculite pode acontecer em qualquer parte do corpo onde tenha esses folículos pilares, sendo muito comum em homens de barba, mas também aparece no couro cabeludo, braços etc.

O que é foliculite na barba e como evitar?

Além de saber o que é foliculite na barba, você precisa ter ideia que existem dois tipos. O primeiro deles é o superficial, em que afeta somente a parte superficial da pele. O segundo é a foliculite profunda, uma complicação da anterior que pode até se transformar em um furúnculo.

Esses folículos capilares estão presentes em quase todo o corpo. Eles não estão apenas na palma das mãos, na sola do pé e nas membranas mucosas. Além disso, estão em muito mais volumes nas partes do corpo com pelos. Por isso que a foliculite na barba é tão comum.

A foliculite na barba pode ser mais presente se você não tiver os devidos cuidados. Cuidar da barba é essencial para evitar essas inflamações. A pele oleosa e o atrito da lâmina na pele, por exemplo, podem proporcionar o cenário perfeito pro desenvolvimento da foliculite na barba.

Agora que você já sabe o que é foliculite na barba, deve estar se perguntando como faz para saber se sofre com isso. Um dos primeiros sinais é o surgimento de espinhas, com ou sem pus, em torno dos folículos. Outros sinais da foliculite na barba são a pele inflamada e avermelhada, bolhas de pus que estouram com pequenas crostas e coceiras ou sensibilidade na região infeccionada da pele.

Existem ainda um tipo de foliculite exclusivo das barbas. Ela se chama Sycosis barba. Conhecido por muitos homens, ala é a inflamação dos folículos após o barbear, causando inflamação, coceira e pode até deixar cicatriz.

Na maioria dos casos, os cuidados caseiros com a foliculite na barba são o suficiente, como evitar raspar a área irritada, lavar duas vezes ao dia com sabão antibacteriano e usar loção de aveia para evitar a irritação da pele.

Se perceber que o estado da foliculite na barba é grave e os métodos caseiros não estão trazendo resultados, é essencial procurar um médico para te ajudar.

[mc4wp_form]

Moda Jovem Masculina

Moda Jovem Masculina é um site administrado pela agência digital Fantasma Redator com a ideia de trazer a moda para o dia a dia dos homens jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *